Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

TPM pode causar falta de energia, concentração e memória.

 O ginecologista e obstetra Cláudio Ferrarezi participou de uma conversa logo após o Bem Estar desta quarta-feira (30) para responder a outras perguntas que chegaram pela internet sobre TPM.

Exercícios físicos, principalmente aeróbicos, precisam ter frequência e constância para funcionar contra o problema, disse o médico. A atividade – 4 vezes por semana, por 30 minutos – ajuda a retirar uma grande quantidade água do organismo, aumenta os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea. Segundo Ferrarezi, fazer relaxamento, ioga e meditação também podem ajudar nessa fase.
O especialista reforçou, ainda, que a pílula anticoncepcional é uma ótima solução para a TPM. Da mesma forma, o dispositivo intrauterino (DIU) com medicação interrompe os sintomas e suspende a menstruação. Já na gravidez, é a placenta que inibe o funcionamento dos ovários e a ação desses sinais - o que se mantém na amamentação,.
De acordo com Ferrarezi, a TPM começa a partir da idade em que os hormônios são produzidos em grande intensidade – geralmente a partir dos 14 ou 15 anos – e fica a todo vapor por cerca de dois anos. Nessa fase, há uma oscilação hormonal, pois os ovários não estão regulados.
O período mais incidente da TPM vai até os 35 ou 38 anos, afirmou o ginecologista. Falta de concentração, energia, memória, comprometimento do sono e dores nos seios também podem ser sintomas. Segundo Ferrarezi, mulheres que vivem juntas – mais de 12 horas por dia – tendem a igualar seus hormônios e ciclos menstruais com o tempo.
Além disso, ansiedade, compulsão por doces e o consequente ganho de peso podem aparecer durante a TPM. A cada mês, quem controla a produção de hormônios é um dos ovários, por isso os sinais podem oscilar a cada fase pré-menstrual. Cistos no ovário, complementou o médico, podem acentuar o problema.
Quem tem muita cólica, explicou o especialista, é porque apresenta baixa progesterona no organismo, o que leva a um espessamento da camada que reveste o útero e a contrações do órgão para liberar o sangue. Ferrarezi esclareceu, ainda, que irritabilidade, nervosismo, compulsão e raiva são controlados pelo lado direito do cérebro; e tristeza, depressão, choro, rancor e isolamento, pelo esquerdo.
Por fim, o especialista disse que os homens não têm oscilações hormonais, pois a produção de testosterona é constante. Ele também recomendou que as mulheres com TPM procurem uma orientação médica, já que os sintomas podem melhorar bastante ou até desaparecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário